Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo. Embora a fundação de Jerusalém remonte a 1004 a.C., os vestígios encontrados em escavações arqueológicas na área revelam que a origem de Jerusalém é muito mais antiga e que os primeiros assentamentos ocorreram milênio V a.C.
Apesar de a maioria dos objetos de cerâmica exibidos nos museus de Jerusalém pertencerem a tribos hebraicas de Canaã, acredita-se que os primeiros habitantes da cidade foram os jebuseus, que batizaram seu novo lar de Jebus.
De acordo com a tradição judaica, o rei David de Israel e Judá conquistou Jerusalém no ano 1004 a.C. e a transformou na capital do seu reino unificado. A história de Jerusalém então entrou em um período de esplendor que faria com que séculos mais tarde se tornasse a Cidade Santa para os muçulmanos, judeus e cristãos.
O rei Salomão, filho de Davi, ampliou os muros da cidade e construiu o grande Templo de Jerusalém, destinado a guardar a reverenciada Arca da Aliança, que continha as leis que Javé deu a Moisés no Monte Sinai.
Após a destruição do templo durante a invasão da Babilônia, um Segundo Templo começou a ser construído no atual Monte do Templo (ou Esplanada das Mesquitas) que seria concluído durante o reinado de Herodes, o Grande.
Jerusalém foi o centro de muitos eventos importantes da Bíblia, incluindo o destaque das profecias sobre o fim dos tempos. Jerusalém está situada na orla de um dos planaltos mais altos de Israel, ao sul do centro do país, cerca de trinta e sete milhas a leste do mar Mediterrâneo e cerca de vinte e quatro milhas a oeste do rio Jordão.
Jerusalém significa "posse de paz". É também chamada por vários nomes na Bíblia: "Salém", "Ariel", "Jebus", a "cidade de Deus", a "cidade santa", a "cidade de Davi" e "Sião".
Você, que traz boas-novas a Sião,
suba num alto monte.
Você, que traz boas-novas a Jerusalém,
erga a sua voz com fortes gritos,
erga-a, não tenha medo;
diga às cidades de Judá:
"Aqui está o seu Deus!"
Isaías 40:9
Naquela época, chamarão Jerusalém 'O Trono do Senhor', e todas as nações se reunirão para honrar o nome do Senhor em Jerusalém. Não mais viverão segundo a obstinação de seus corações para fazer o mal.
Jeremias 3:17